sábado, 6 de novembro de 2010

PROFESSORANDAS INESquecíveis


Maria Inês de Brito Ataide

14/10/2010

Queridas alunas.

Não recorri a nenhum teórico, nenhum filósofo e nem poeta para lhes desejar êxitos na profissão que em breve assumirão.

O que quero hoje, véspera do dia 15 de outubro, é fazer uma reflexão sobre as horas que passamos convivendo nesta relação “professor-aluno” tão debatida no contexto escolar. Sei que não foram momentos totalmente prazerosos em função de atitudes exigidas pelo rigor acadêmico. No entanto, quero que saibam do meu apreço por vocês; afinal, convivemos por dois semestres, com cinco disciplinas (Identidade Docente; Avaliação Institucional; Fund. e Met. do Ensino de História; Pedagogia Preventiva e Estágio Supervisionado). Tudo isso é suficiente para conhecê-las, tendo em vista o número reduzido de alunas, a minha formação e a minha história de longa experiência em salas de aula. Conheço a competência, a responsabilidade e o interesse de cada uma, e também o que pensam, o que falam, o que querem, o que sonham e, principalmente, o que as angustiam neste mundo de tantas incertezas. Uma certeza posso garantir-lhes: sairão, desses dois semestres, diferentes de quando entraram, e sabem por quê? Porque trabalhamos com amor, sinceridade, dedicação. Os conteúdos vistos, que para muitos não “passam de teoria”, irão dar suporte à educação dos seus alunos, dos seus filhos e no conviver em sociedade.

O meu desejo é que todas saiam dessa instituição fortalecidas no senso crítico que muito as caracteriza e levem o melhor possível de cada professor que passou por vocês. Coloquem na práxis pedagógica o amor, a competência, a tolerância, a humildade, o diálogo, a justiça, a cumplicidade, a responsabilidade, a amizade, a alteridade, a autonomia e, sobretudo, a resiliência.

Meu último desejo: sejam muitíssimo felizes!

Um grande beijo,

Professora Inês

2 comentários:

  1. Ol, Professora. Li seu texto, sei que não falou para nossa turma. Ainda estamos subindo os degraus dessa escada, subiremos com a ajuda de professores assim como você. Achei lindo quando você escreveu: " sairão, desses dois semestres, diferentes de quando entraram, e sabem por quê? Porque trabalhamos com amor, sinceridade, dedicação."
    Fiquei realmente emocionada. Quando puder quero abraçá-la e dizer o quanto você me ensinou. Beijos, da sua aluna

    ResponderExcluir
  2. Querida Andréia.
    Que bom saber que você ler o meu blog! Afinal, é feito especialmente para os meus alunos e minhas alunas. Você é também uma aluna especial, embora tenhamos convivido apenas um semestre, mostrou o quanto também se envolve com a educação. Com certeza será uma grande educadora, haja vista seu carinho e dedicação quando se refere às crianças.
    Um grande abraço de sua prof.

    ResponderExcluir