CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS
Na organização do trabalho pedagógico não se deve deixar de dar um destaque especial à contação de histórias. Alunas do 3º período de Pedagogia de Águas Claras desenvolvem na prática pedagógica o método de contação de histórias como requisito importante para a formação de professores da Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental. Após a leitura de textos e debates sobre o tema, a culminância da aula se deu com a dramatização de histórias lidas pelos grupos.
A arte de contar história é uma prática milenar que se iniciou na antiga Grécia e permanece até os dias de hoje, apesar do domínio das tecnologias digitais. Isto se deve ao prazer que a atividade favorece tanto para quem conta como para quem ouve. É uma atividade que tem inúmeras possibilidades porque a leitura e a compreensão de um texto é a base para todos os componentes curriculares. Segundo Abramovich (1995,p.17), “na contação de histórias as crianças podem descobrir outros lugares, outros tempos, outros jeitos de agir e de ser, outra ética, outra ótica, e assim ficar sabendo História, Geografia, Filosofia, Política, Sociologia, sem precisar saber o nome disso e muito menos achar que é uma aula”.
As histórias contadas visam:
- Proporcionar por meio da ficção e imaginação conceitos necessários para a formação de valores e desenvolvimento integral da criança.
- Desenvolver o gosto artístico.
- Estimular o interesse pela leitura.
- Desenvolver a capacidade de dar seqüência lógica aos fatos.
- Fixar e ampliar o vocabulário.
- Aguçar o poder da observação.
- Educar a atenção.
- Desenvolver a linguagem oral.
É fundamental que se dê emoção à história contada de modo que as crianças se identifiquem com os personagens e que se incorporem à trama como se fizessem parte do enredo. Assim, a atividade se torna prazerosa porque além de desenvolver o interesse lúdico contribui para a construção de novos conhecimentos.
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