domingo, 12 de setembro de 2010

RELATÓRIO

Relatório de Atividade Curricular Extraclasse

  1. Data da atividade:

04/09/2010

  1. Local onde foi feita a atividade:

Escolas de anos iniciais do ensino fundamental

  1. Professor responsável pela atividade:

Maria Inês de Brito Ataíde

  1. Justificativa da atividade (relação com a disciplina):

Tendo em vista os conteúdos estudados na disciplina Fund. e Métodos do Ensino de História sobre a formação dos professores e o cotidiano da sala de aula, faz-se necessário a atividade extraclasse, uma vez que é no interior da escola, sobretudo na sala de aula que se travam os debates sobre a memória de um passado que se faz refletir no presente. Cabe ao professor numa aula de História dar condições para que o aluno possa participar do processo pedagógico, se apropriando do conhecimento para poder numa relação dialógica construir um espaço de aprendizagens significativas. Como destaca Achmit (2002), “é na sala de aula que se evidencia, de forma mais explícita, os dilaceramentos da profissão do professor e os embates da relação pedagógica”. Assim, oportuniza-se ao aluno de Pedagogia o conhecer desse espaço não apenas de transmissão de saberes acumulados, mas onde se constroem sentidos e se edifica o conhecimento.

  1. Objetivos específicos da atividade externa:

- Observar no contexto da sala de aula a ação pedagógica do professor numa aula de História.

- Analisar os recursos pedagógicos utilizados para o desenvolvimento do conteúdo de História.

- Verificar a relação professor/aluno no decorrer da atividade.

- Relacionar a teoria estudada em sala de aula sobre as aulas de História com a prática desenvolvida pelo professor.

  1. Alunos envolvidos (incluir nome completo e CPD):

1- Carliane Alves da Silva

2 – Geralda dos Santos silva

3 – Gercina Souza Barbos

4 – Gleica Cândida da R. Melo

5 – Josiane da Silva B. Teixeira

6 – Márcia Gomes Pereira

7 – Sarah Villeth Dantas

8 – Sofia Aparecida Sequenzia

9 – Suelen de Carvalho Lopes

10 – Vanderléia Queiroz Saraiva

11- Vanderluce Soeiro L. Santos

  1. Descrição das atividades, das estratégias e instrumentos pedagógicos utilizados: (Avaliação)

A atividade desenvolvida foi uma observação de uma aula de História em turmas de anos iniciais do ensino fundamental, numa escola pública ou privada, de acordo com a possibilidade das alunas. As alunas serão avaliadas pelo relatório escrito sobre a observação.

  1. Outros profissionais envolvidos:

Os profissionais envolvidos foram os funcionários da própria instituição de ensino e as alunas do curso de Pedagogia.

  1. Horário e duração:

8:00h às 11:00h

Três horas/ aula.

  1. Assinatura do professor:

MARIA INÊS DE BRITO ATAIDE

Nenhum comentário:

Postar um comentário